Neste Domingo é comemorado o Dia dos Pais. E a melhor forma que encontro para homenageá-los é ministrando-lhes os ensinamentos vivos da Palavra de Deus. Então compartilharei um belo exemplo de vida deixado por “Jairo” no seu papel de homem e de pai, no relato Bíblico que se encontra no evangelho de Marcos 5:21-24 e Marcos 5:35-43.

Pai, sua caminhada não é fácil. No mundo em que vive, cada vez mais, são lhe impostas dificuldades, lutas, crises que parecem difíceis de superar:

- O trabalho puxado, pesado e desgastante, por inúmeras vezes absorve sua energia física e mental;

Leia também alguns artigos relacionados:

Meu pai, meu herói Meu pai, meu herói
Família
Fico observando as crianças da atualidade terem tantos heróis para admirarem, todos apresentados...
Mardoqueu um bom exemplo de pai Mardoqueu um bom exemplo de pai
Família
Há muitos exemplos de pais na Palavra de Deus, alguns que foram bons e outros que não tiveram um bom...

- Tem a responsabilidade de ser o líder e chefe da casa, “o cabeça” da estrutura familiar;

- Cabe a você suprir as carências e necessidades da sua esposa;

- Você deve atender às carências e necessidades dos seus filhos.

- Se administra mal o seu tempo e finanças, pode sofrer muitas outras crises...

Quando surgem os imprevistos de uma doença, crise conjugal, desemprego, morte, até o mais forte, nobre, destemido e bravo guerreiro pode se abalar... Mas a boa notícia é que apesar do caos, você pode se encontrar com Jesus e, em meio ao caos, pode confiar nele.

1)   Marcos 5:21-24 – A Responsabilidade de um Pai;

A Bíblia descreve Jairo como “chefe da sinagoga”. E, portanto, um dos líderes principais dos judeus. Seus deveres no ofício religioso incluíam a direção da adoração, a seleção daqueles que deveriam liderar a oração, leitura e interpretação da lei e da Escritura, pregar, além de cuidar das questões financeiras e materiais da sinagoga.

Ou seja, Jairo era um realmente um homem cheio de responsabilidades perante sua comunidade. Exercia um papel de liderança. E por ter o status de chefe da sinagoga, tinha muita influência na sociedade da época. Mas, apesar de ocupar função tão elevada e isso lhe consumir a maior parte do tempo de sua vida, este chefe da sinagoga também era PAI. E, num momento de extrema necessidade, demonstra amor e decide investir tempo em busca da cura de sua filha. [Pais, Filhos querem pais presentes. Pais que se atentem para as sua necessidades, sejam participantes de sua vida e que os ame].

Notem a sabedoria de Jairo ao procurar em Jesus a solução para o grave problema que sua filhinha estava enfrentando. Neste momento, sua família deveria estar desestruturada, imersa na tristeza de ver um ente tão amado, terrivelmente enfermo; Provavelmente Jairo possuía todos os recursos médicos e assistenciais ao seu alcance, mas escolheu Jesus!  [Pais, os filhos precisam que vocês sejam dependentes de Deus, dependentes da graça de Cristo, para que aprendam a tomar as melhores e mais sábias decisões].

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Quanta humildade Jairo demonstrou ao fazer este pedido ao Mestre Jesus: Venha curar minha filha! Ela está morrendo! Um chefe da sinagoga diante do filho de um simples carpinteiro, ajoelhado e implorando por uma intervenção de Jesus. Nesta hora Jairo abandona o título de Chefe da Sinagoga e assume a nobre tarefa de ser Pai!  [Pais sejam humildes e enfrentem as lutas contra o seu “EU” aos pés de Jesus. Lembrem-se de que vocês não são somente aqueles que carregam o peso de levar a comida e o sustento para o lar. Você, pai, não é somente um administrador, um pintor, um carpinteiro, pedreiro, professor, Serviços Gerais, Caminhoneiro, Agricultor, Vidraceiro, Pastor... Você é Pai. Você precisa de Jesus. Filhos precisam de Pais com Jesus!

2)  Marcos 5:35-40 – A confiança;

No momento mais difícil de sua vida, quando recebe a notícia de que sua filha havia morrido, aquele pai, que se dobrou aos pés de Jesus recebe também a segurança que só vem de Deus, a segurança que Deus dá a todos aqueles que o buscam de coração; E vejam, era uma constatação real: a filha de Jairo estava morta!

Não temas, disse Jesus, Crê somente! Pais, não temam, creiam! Os filhos precisam ver seus passos de fé em direção a Deus para que possam segui-los!

 3) Marcos 5:41-43 – O milagre;

Mão bastasse a dor causada pela má notícia, Jairo se depara com a falta de fé das pessoas em sua própria casa, depara-se com as lamentações, com o drama de uma situação aparentemente irreversível e com o caos. Estes seriam bons motivos para abater sua fé... Mas Jesus não permite, entra em cena e, com sua autoridade, desfaz todo o alvoroço e realiza o milagre!

Sim, Pais, quando vocês confiam na Palavra de Deus podem alcançar as maiores bênçãos;

Sim, Pais, quando persistem, e lutam e enfrentam o seu eu e suas lutas, aos pés de Jesus, recebem dele a segurança;

Sim, Pais, quando entregam sua vida, e a vida de sua família ao Senhor, Ele age e opera milagres.

Pais, os filhos se espelham em você. Você é referencial de conduta e fé. Demonstre, a cada dia, apesar das circunstâncias, apesar das dores, apesar das lutas, em meio ao caos, CONFIANÇA em quem lhe tirou das trevas e lhe trouxe para a luz. Em meio ao caos Jesus lhe diz: Não tenha medo, creia somente!

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...