Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.” Provérbios 12:18

Todo mundo já ouviu a frase que fala que às vezes uma palavra mal dita, dói mais do que um tapa. A bíblia trata a nossa língua como uma poderosa arma, com ela “bendizemos o Senhor e Pai e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição” (Tiago 3:9-10).

“Não pode ser assim!” diz a Palavra de Deus (Tiago 3:10). Quando nos convertemos a Deus recebemos o desafio de controlar essa “arma”. Talvez no começo seja um pouco difícil, pois estamos acostumados a falar coisas ruins na hora da raiva, fazer fofocas, desejar isso e aquilo para tal pessoa... Mas isso tem que acabar. Somos chamados a ser luz e sal, transmitir o amor de Deus. Somos o meio que Deus quer usar para alcançar as pessoas, não podemos estragar tudo, por conta do que dizemos.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

Uma forma eficiente de mudar nosso jeito de falar com as pessoas é manter um diálogo com Deus. Ele vai transformando-nos, tirando palavras indesejadas de nossa boca e colocando palavras de bênção e cura, ao ponto das pessoas conseguirem ver essa mudança.

A Palavra de Deus diz que “a língua dos justos é prata escolhida” (Provérbios 10:20). Aqueles que servem a Deus devem ter sempre coisas boas para falar, nunca coisas negativas. As palavras dos justos têm que ser de vida e de esperança, por isso pedir sabedoria a Deus sempre que formos falar algo, principalmente quando for um conselho, é essencial.

Deus quer que usemos nossa língua para abençoar, motivar, ajudar, evangelizar, curar, e não para espalhar maldade, fofoca, para ferir. Já que ela é tão poderosa ao ponto de ferir como espada, vamos usá-la de modo inteligente, falando sempre coisas agradáveis, dando elogios, uma palavra de conforto. Ás vezes, isso é tudo que as pessoas querem.

Há muitas pessoas que carregam feridas causadas pela língua de alguém. As palavras que elas ouviram nunca saíram de suas mentes e isso as consome. Que não sejam as nossas palavras causadoras de feridas, mas palavras de cura e restauração!

Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade.” Salmos 34:13

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...