Respondeu, e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses”. (Daniel 3:25)

O capítulo 3 de Daniel nos relata a situação em que Sadraque, Mesaque e Abednego enfrentaram o fogo, por não quererem se prostrar e adorar uma estátua de ouro. Eles eram homens que serviam a Deus e tinham a confiança firme nele. Quando ameaçados de serem jogados no forno de fogo ardente, não temeram, pois sabiam que Deus lhes daria o livramento, e declararam: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; Ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei” (v. 17). Então foram fiéis e entregaram sua vida por amor a Deus. O Senhor Deus, então, veio ao socorro desses três filhos, e não deixou que o fogo tivesse poder sobre eles.

Quando Nabucodonosor olhou para dentro da fornalha, lá estavam eles “passeando pelo fogo”. E mais, não estavam sozinhos! Havia o Anjo do Senhor junto deles, dando-lhes a proteção. Quando saíram da fornalha, todos puderam ver que “o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles” (v. 27). Não havia nenhum ferimento, nada queimado, nenhum cheiro. Deus os havia livrado, e todos puderam ver o quão maravilhoso era o Deus a quem serviam.

Leia também alguns artigos relacionados:

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
Café Com Deus
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em...
O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
Café Com Deus
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida...

Essa situação com certeza foi muito difícil. Talvez muitos, no lugar deles, teriam se prostrado diante da estátua, por medo de morrer queimado, e depois iriam pedir perdão para Deus. Talvez eles também tiveram medo, mas a fé em Deus falou mais alto. A confiança de que Deus os livraria fez com que eles tivessem coragem e fossem fiéis, independente do que teriam que enfrentar.

E nós? O que temos feito quando temos que passar pelo fogo? Nós também somos lançados constantemente no fogo em nossa vida. Talvez seja o fogo do medo, o fogo da depressão, o fogo da doença, o fogo do desemprego, o fogo da briga conjugal, o fogo do desânimo, o fogo da perda de um emprego ou de um ente querido. Cada um de nós tem que enfrentar algum tipo de fogo, algum dia. Mas Deus promete cuidar de nós quando passarmos por esta situação. Eles nos diz: "Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43:2).

Deus não impediu que Sadraque, Mesaque e Abednego fossem lançados no forno de fogo. Talvez eles estivessem achando que iriam morrer, mas então Deus, em toda a sua grandiosidade e poder, os livrou de uma forma milagrosa, que ninguém pôde explicar. Conosco é a mesma coisa! Deus não impedirá que o fogo chegue até nós. Talvez possamos pensar que não há solução, mas Ele estará cuidando de nós, dando-nos a força que precisamos para irmos em frente ,e nos fará sair vitoriosos dessa situação.

Passar pelo fogo não é nada agradável. É um momento que ninguém quer enfrentar, mas é necessário. O fogo nos transforma, as nossas partes mais endurecidas são por ele tornadas frágeis. Deus nos faz mais forte e nos mostra que pela força dele podemos enfrentar qualquer situação.

Deus tem cuidado do seu povo ao longo dos anos e continuará cuidando até poder ter todos juntos de si. Não importa o quanto seja difícil a situação, Deus estará zelando por seus filhos.

Nabucodonosor mandou aquecer sete vezes mais o forno, quis tornar a situação mais difícil, mas não adiantou. Deus é muito maior. Não podemos esquecer que o Deus a quem servimos é poderoso, é o Deus de milagres, não há nada impossível para Ele. Por isso temos que ter a confiança firme nele e ser como estes três amigos de Daniel, que não temeram em passar pelo fogo e tiveram a proteção de Deus sobre eles. Assim será com você, o fogo poderá vir, mas não terá domínio sobre sua vida. Você sairá ileso, sem dano algum, pois Deus é com você.

Leia também alguns artigos relacionados:

Bons Tempos Bons Tempos
Café Com Deus
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias...
Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...