Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.” (Gênesis 2:3)

Foram seis dias de muito trabalho. Seis dias criando céu, terra, mares, árvores, plantas, sol, lua, animais terrestres, aquáticos e voadores, e por fim o homem. Finalmente no sétimo dia Deus resolve tirar uma folga e descansa de todo aquele trabalho, afinal, Ele já estava cansado, não tinha forças para criar mais nada. O descanso era necessário.

Será? Será mesmo que Deus descansou por estar cansado? Veja o que nos diz Isaías 40:28: “Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável”.

Leia também alguns artigos relacionados:

O Sábado, a igreja e eu O Sábado, a igreja e eu
Estudos
Uma campanha de Valorização do Sábado Versículos para reflexão: Gênesis 2:2-3; Ex 20:8-11;...
Sábado: Uma Ordenança da Criação Sábado: Uma Ordenança da Criação
Estudos
O homem como parte da criação tem responsabilidade de obedecer às ordenanças embutidas na estrutura...

Não. Deus não parou tudo porque estava cansado, se fosse assim Ele não seria perfeito. Ele não só descansou, Ele abençoou e santificou esse dia. E fez isso para mostrar o que Ele deseja para nós.

As crianças aprendem mais vendo o que os pais fazem, do que com o que eles falam. O exemplo fala mais alto na vida de qualquer pessoa. Deus como um Pai cuidadoso e preocupado com seus filhos, não quis apenas falar para nós santificar o sétimo dia, que é o dia de sábado (Êxodo 20:8), Ele quis deixar o exemplo, e nós temos que segui-lo.

Deus quer que tenhamos um tempo para Ele, que “provemos” um pouco de como era no início, onde o homem vivia em comunhão com Deus, sem o pecado em sua vida. Ele quer que nós nos lembremos de como será a vida ao lado dEle, sem preocupações, sem tristezas, sem trabalhos exaustivos; vivendo em comunhão com Ele.

Deus sabe que nós temos muitas coisas para fazer e igual à Ele, nós temos seis dias para fazer tudo o que queremos, mas quando chega o dia em que Ele nos pede para parar e dedicar esse dia à Ele, nós devemos obedecer. Isso é um benefício para nós, pois nos traz o descanso físico e mental, que precisamos para poder continuar a fazer as nossas coisas, além de nos manter mais perto de Deus e podermos desfrutar de sua presença de uma forma mais profunda.

Foi Ele quem nos criou, e sabe o que nos faz bem e o que não faz. Se Deus pede para descansarmos é porque isso é o melhor para nós. Temos que nos organizar para fazer do dia de sábado, um dia separado para Aquele que dedica todo o tempo a nós; um dia diferente, onde nos encontramos com os irmãos na igreja, estudamos a Palavra de Deus, louvamos, oramos, podemos passar um tempo junto a natureza observando as maravilhas que Deus fez para nós, enfim, um dia especial ao lado do nosso Pai. Ele deve ser aguardado com alegria durante toda a semana.

Hoje, muitos não obedecem mais esse mandamento, usando várias explicações para isso, mas nós sabemos que Deus não muda e porque o amamos devemos obedecê-lo (João 14:15).

Agora que já se ouviu tudo, aqui está conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.” (Eclesiastes 12:13)

Leia também alguns artigos relacionados:

Escolha não se contaminar! Escolha não se contaminar!
Café Com Deus
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe...
A luz da vida! A luz da vida!
Café Com Deus
“Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em...