Por volta do 6º século antes de Cristo, Nabucodonosor, monarca do grande império Babilônico, teve um sonho que muito o surpreendeu. Ele sabia que havia algum significado naquela mensagem. Porém, ao acordar de seu sono, percebeu que havia um ‘pequeno’ problema: ele havia esquecido completamente o que havia sonhado! Desesperado, convocou sua legião de conselheiros religiosos, que incluíam feiticeiros, numerólogos, astrólogos, encantadores, entre outros, solicitando que lhe declarassem qual havia sido seu sonho e o seu significado. A resposta conjunta do grupo foi: “O que o senhor está querendo é impossível. Não existe quem possa atender o seu pedido, a não ser os deuses, e estes não moram com os homens.” (Daniel 2:11)

O restante da história você pode ler no segundo capítulo do livro do profeta Daniel, mas o que desejo destacar de tal relato é a percepção pagã de que os deuses estavam distantes da humanidade, não se importando de fato com suas necessidades e bem-estar. Só respondiam (supostamente) quando convocados por meio de oferendas que lhes agradassem ou por meio de rituais ocultistas. Quão diferente essa imagem da do Deus de Israel, que se revelou a nós através da Bíblia. Após libertar o povo israelita da escravidão egípcia, Deus lhes disse: “E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles.” (Êxodo 25:8)

O santuário ou tabernáculo, colocado no meio do acampamento, era a demonstração visível do desejo divino de habitar no meio de Seu povo, sendo o centro de suas vidas e adoração. Assim como Deus andava no Éden com nossos primeiros pais (Gênesis 3:8), Sua presença era manifesta na glória Shekhinah, no Lugar Santíssimo do santuário israelita, onde apenas o sumo-sacerdote tinha acesso, e isso, uma vez ao ano somente, no Dia da Expiação (Levíticos 16). Mas a presença divina no meio de Seu povo haveria de ser manifesta de forma ainda mais pessoal. Muitos profetas falaram de um tempo quando o próprio Deus viria e habitaria entre nós. Zacarias, por exemplo, declarou: “Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém. Jerusalém chamar-se-á cidade fiel e o monte do Senhor dos Exércitos, monte santo.” (Zacarias 8:3)

Leia também alguns artigos relacionados:

Parábola do tesouro escondido, a pérola e a rede Parábola do tesouro escondido, a pérola e a rede
Comentário da lição
  Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a...
Parábola: O rico e o Lázaro Parábola: O rico e o Lázaro
Comentário da lição
  Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. .   Disse-lhe Abraão: Têm...

Isaías profetizou como seria a manifestação de Deus quando Ele viesse a nós: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel [Deus conosco].” (Isaías 7:14) Cerca de 600 anos depois, vemos o notável cumprimento dessa profecia em um frágil bebê, nascido de uma jovem e humilde judia chamada Maria, nas estrebarias de uma pequena cidade chamada Belém. O que olhos humanos não podiam desvendar naquele momento era que aquele bebê deitado em uma manjedoura era o próprio Deus, o qual havia assumido a natureza humana.

Nas palavras da Rainha Lúcia, na obra ‘As Crônicas de Nárnias’, de C. S. Lewis: “Em nosso mundo também, em um estábulo, certa vez, tinha algo dentro dele que era maior do que todo o universo!” [1] Esse era apenas o início de uma obra de Salvação, que terminaria na morte e ressurreição de Jesus de Nazaré em nosso favor, e a qual podemos ler nos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Quando contemplamos os relatos da vida de Cristo, contemplamos as obras, o caráter e o amor do próprio Deus: “Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta’. Jesus respondeu: ‘Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: Mostra-nos o Pai’?” (João 14:8-9)

No século XIX, John Harris declarou a respeito de Cristo que “Ele veio e montou o seu tabernáculo no meio do acampamento humano, armou a sua tenda lado a lado com as nossas tendas, para atestar a presença de Deus, para nos familiarizarmos com seu caráter e tornar-nos sensíveis ao seu amor.” [2] Mesmo quando ascendeu aos céus, Cristo garantiu que sua presença estaria conosco até o fim: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20) Quando Cristo retornar novamente, Sua habitação conosco jamais acabará: “Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21:3-4)

Que esse Natal seja um tempo de olharmos para Cristo e lhe rededicarmos nossas vidas. Ele é o Deus que habitou, habita e habitará conosco para sempre.

Referências

[1] C. S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, volume único, p. 712. [

2] John Harris, The Great Teacher, p. 129.  

Leia também alguns artigos relacionados:

Parábola: O rico insensato Parábola: O rico insensato
Comentário da lição
  E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste...
Parábola do Semeador Parábola do Semeador
Comentário da lição
  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. .   Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.    ...