Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.Romanos 12:21

O homem nasceu no pecado, e por conta disso já nascemos com uma inclinação para os atos errados. Quando alguém nos aborrece a nossa reação é sentir raiva e brigar com ela. Quando alguém nos faz algum mal, temos vontade de retribuir com o mal também. Nós temos essa natureza pecaminosa, por isso é que devemos nascer de novo para viver uma nova vida em Cristo.

coraosementesNo capítulo 12 de Romanos, Paulo esta falando como devemos viver a nossa nova vida como filhos de Deus. Essa inclinação para o mal vai morrer junto com o nosso velho “eu” e seremos novas criaturas (2 Coríntios 5:17). Paulo fala como deve ser as nossas atitudes a partir do nosso novo nascimento. Essas atitudes serão o que farão a diferença. Atitudes que nos ajudarão a vencer o mal.

Leia também alguns artigos relacionados:

Simplesmente Agradeça! Simplesmente Agradeça!
Café Com Deus
“Pois o Senhor, o seu Deus, os tem abençoado em tudo o que vocês têm feito. Ele cuidou de vocês em...
O Deus que vive com os homens! O Deus que vive com os homens!
Café Com Deus
Por volta do 6º século antes de Cristo, Nabucodonosor, monarca do grande império Babilônico, teve um...

Ele nos diz que não podemos deixar o mal nos vencer. Quando alguém nos desejar o mal devemos desejar o bem a ela. Quando alguém nos faz algo ruim, temos que perdoá-la e não querer vingança. Quando a pessoa que se diz nossa inimiga precisar de ajuda, devemos ajudá-la. Essas são atitudes que só aqueles que tem Jesus no coração conseguirão tomá-las, pois é somente pela força que Ele nos dá que isso é possível.

As pessoas retribuem aquilo que receberam “na mesma moeda”, se forem tratadas bem, tratarão os outros bem, se forem tratadas mal, retribuirão da mesma maneira.  Mas o ensinamento de Jesus é outro. Ele nos diz para oferecermos a outra face. Não revidar. Sejamos humildes. Sejamos pacientes. Sejamos amorosos. O que as pessoas irão pensar não importa, o que importa é o que Deus quer de nós, é nós estarmos dentro da vontade dEle.

Em outra carta para os Gálatas, Paulo fala para não nos cansarmos de fazer o bem. Muitas pessoas cansam de fazer o bem e receber só o contrário, então começam a pensar e a agir como se estivessem na antiga vida. Isso é deixar o mal vencer dentro de nós. Esse é um dos motivos pelo qual devemos estar sempre em oração. Deus nos dará a paciência e a sabedoria que precisamos para ter essa vitória. Não podemos esquecer que agora somos seguidores de Jesus e temos que tomar as atitudes que Ele tomaria no nosso lugar.

Estamos aqui é para iluminar a vida das pessoas, seja quem for. Temos que andar como filhos da luz (Efésios 5:8). Vivemos em um mundo mal, mas Jesus nos chama para sermos diferentes e espalhar o amor. Estamos no meio de uma guerra que acabará somente quando Jesus voltar, e até lá temos que permanecer firmes, não deixar o mal entrar em nós, não nos deixar corromper e lutar “revestidos de toda a armadura de Deus, para que possamos estar firmes contra as astutas do diabo”.

Leia também alguns artigos relacionados:

O Grande Quebra-Cabeça! O Grande Quebra-Cabeça!
Café Com Deus
“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida...
Bons Tempos Bons Tempos
Café Com Deus
“Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias...