“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” Salmos 133:1
Embora durante a semana nossas igrejas, aparentemente estejam com suas portas fechadas, não podemos de forma alguma dizer que elas são inativas. Elas têm atividades, seus líderes e membros estão rotineiramente envolvidos em diversas ações e seu calendário não é vazio.
Neste mês de Junho de 2023, por exemplo, algumas igrejas tiveram programações que foram além das Escolas Bíblicas e cultos. Em Santa Catarina, irmãos batistas do sétimo dia de Mafra e Joinville vivenciaram encontros um pouco diferentes.
No ensolarado Sábado dia 24, a comunidade de Mafra se reuniu na localidade de Butiá dos Taborda, interior do município, para um dia ao ar livre, em contato com a bela natureza criada por Deus. Foi uma data de muita confraternização, rodas de chimarrão, conversas, encontros, reencontros e principalmente, louvor e maior comunhão com Deus. Iniciou com a Escola Sabatina, depois houve o almoço comunitário e à tarde, louvores apresentados ao Senhor. O encerramento se deu com um café e lanches e segundo o Pr. Luiz Rogério Palhano, que atende a igreja mafrense, este “Santo dia do Senhor foi uma maravilha, uma bênção!”

  • À noite, neste mesmo dia os irmãos se deslocaram para a cidade onde ainda houve o culto na igreja, localizada no Bairro Restinga. Certamente este foi um evento que marcou os irmãos e que os estimulará a repetir encontros destes.
    A Igreja Batista do Sétimo Dia de Mafra conta com cerca de 40 membros e o Pr. Palhano dá assistência além desta, também às igrejas de Canoinhas (cidade e famílias no interior do município) e Irineópolis, todas no Planalto Norte catarinense.
  • Antes disso, em 11 de junho, um domingo, em Joinville (maior cidade de SC), a Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia organizou um jantar de casais, por ocasião do dia dos namorados, que no Brasil é comemorado no dia 12 de junho. O evento aconteceu em um restaurante onde uma área foi reservada para essa ocasião especial. Como preletor, os participantes receberam o Pr. Claudir de Oliveira, da Igreja Batista do Sétimo Dia de Bocaiúva do Sul (PR), que trouxe o tema: "Amor, o que ela mais deseja; respeito, do que ele mais precisa!".
    A programação contou, além da linda palestra ministrada pelo Pr. Claudir, com sorteio de brindes e algumas dinâmicas entre os casais trazendo um gostoso clima de descontração. Ao final foi servido um jantar para todos os presentes.
    Foram momentos maravilhosos e cheios de emoções que com certeza marcaram os irmãos! As fotos podem ser conferidas aqui: 

https://www.instagram.com/reel/Ctccbidp8OI/?igshid=NjI5MGFhZTA1Yw==

  • A Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de Joinville é assistida pelo Pr. Emanuel Lourenço da Silva desde fevereiro de 2020 e conta com cerca de 128 membros, mas também tem recebido visitas de pessoas alcançadas pelo projeto evangelístico “Ame Vidas” que esta congregação executa, cumprindo o “ide” de Jesus (Mateus 28:19-20 e Marcos 16:15). O Pr. Emanuel também atende um grupo em Jaraguá do Sul, com mais ou menos 12 pessoas frequentando as reuniões ali realizadas.
  • Vale lembrar que esta igreja presenciou a inauguração de seu novo templo em 15 de abril deste ano, com uma festa que reuniu irmãos de muitos cantos do Brasil e membros da diretoria da Conferência Batista do Sétimo Dia no Brasil (CBSDB). Com uma bela arquitetura e nova estrutura, a igreja foi construída no mesmo local da antiga, no Bairro Saguaçu. Durante um ano e três meses os irmãos se reuniram em local alugado, mas nem por isso deixaram de congregar e exercer as várias atividades que já tinham antes, que envolviam desde os adultos até os jovens, adolescentes e crianças.

Fotos da inauguração da Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de Joinville

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

 

Por fim, estes foram apenas dois exemplos de congregações que tiveram programas um pouco fora do rotineiro para melhorar a interação entre os irmãos e também maior comunhão com Deus. Diversas outras igrejas Brasil afora também têm atividades semelhantes e com a mesma intenção.

Que Deus abençoe os idealizadores e organizadores destes eventos, bem como seus participantes! E que mais ações destas se repitam em várias outras comunidades BSDs em nosso país!